Relação de tipos/origens dos couros utilizados no processo de fabricação e nosso compromisso sustentável.
A indústria de couro participa de diferentes Cadeias produtivas. Ela depende da pecuária de corte e dos frigoríficos, que fornecem sua principal matéria-prima. A indústria compõe-se especialmente dos curtumes, que fabricam seu produto final (couro), e fornece para diferentes indústrias, que utilizam o couro como um de seus insumos: calçados e artefatos, vestuário, móveis e automobilística.
Uma das características da indústria de couro é a natureza heterogênea de seu produto final, pois os frigoríficos/curtumes podem produzir e fornecer o couro em diferentes estágios de acabamento: o couro salgado, o wet blue, o crust ou o couro acabado. O couro salgado é o produto mais simples, de menor valor agregado, que resulta do processo inicial de salgamento do couro para permitir sua conservação, transporte e armazenamento. O couro wet blue deriva sua denominação de seu tom azulado e molhado, resultado de um primeiro banho de cromo, depois de ser despelado e passar pela remoção de graxas e gorduras. O couro crust é fruto do processo de secagem do couro, que o torna um produto semiacabado destinado ao processo de acabamento. O couro acabado, de superior valor agregado, deriva do último estágio da produção de couro e incorpora as características mais específicas exigidas pelo comprador, que pode utilizá-lo diretamente na produção dos mais diversos produtos finais. O couro pode advir de uma grande variedade de animais, como equinos, caprinos e bovinos.
Existem tentativas de substituição do couro como matéria-prima para ampla gama de produtos finais. Cumpre destacar a crescente utilização de novos materiais, principalmente dos materiais sintéticos, em substituição a matérias-primas naturais, como o couro. Os sintéticos perfeitamente o couro, incorporando suas principais características, como estilo, leveza e adaptabilidade.
Portanto, o couro ainda se mantém como principal insumo para a fabricação de inúmeros produtos, sendo crescentemente utilizado em um conjunto diversificado de outros produtos, como móveis e automóveis, carecendo, contudo, do desenvolvimento de formas mais limpas e eficientes de tratamento.
A Capotaria Batista consolidou-se no mercado pela qualidade, excelência dos produtos confeccionados e serviços realizados. A empresa acredita que seu desenvolvimento físico e no mercado devem estar agregados à ética e sustentabilidade de suas ações. Para isso, incentivamos práticas ecologicamente corretas, tanto para os nossos clientes e parceiros, quanto para os nossos funcionários. Temos como objetivo a redução inicial de 30% do uso de papel por arquivos eletrônicos, máximo aproveitamento da luz natural (sol) em nossa produção, coleta seletiva em todos os nossos setores, diminuição potencial de 50% do uso de água corrente e conscientização ecologicamente correta dos nossos clientes e parceiros.
A Capotaria Batista oferece aos clientes opções com acabamento quase idênticos ao revestimento automotivo 100% couro: o revestimento misto (70% sintético e 30% couro) ou 100% ecológico (sintético). Para isso, trabalhamos com os melhores fornecedores de material sintético, para nos aproximarmos ao máximo possível do toque e estampa do couro legítimo.
Nossa empresa tem o compromisso de não descartar a nossa principal matéria-prima no lixo comum visando a não agressão do meio ambiente, repassando a terceiros para reaproveitamento em artesanato e confecção de outros artigos, tendo em vista a sua máxima exploração.
A Capotaria Batista pretende preencher suas necessidades com opções sustentáveis, assim atingindo máximo de potencial no presente e ao mesmo tempo preservando a biodiversidade e os ecossistemas naturais, planejando e agindo de forma a atingir pró-eficiência na manutenção indefinida desses ideais. Reutilizar, reduzir, reciclar e respeitar.